sábado, 25 de julho de 2009

Relembrando e acrescentando...

Há algum tempo atrás, Deus falou sobre algumas coisas que me marcaram bastante e eu já escrevi elas aqui, mas eu quero relembrar algumas dessas coisas e acrescentar! Vocês já conhecem essa história, mas agora tem uma continuação. Eu mandei esse e-mail aos "meus especiais", mas é bom que todos tenhamos essa visão. Aqui está então:

Vou começar repetindo aquela historinha:

"Certa vez, ouvi falar que 'Deus é grande demais e nós O colocamos em cestos!' E meditando um pouco mais, o que o Senhor trouxe ao meu coração foi que Moisés, o homem que libertou o povo de Deus, ele veio de dentro de um cesto! E, às vezes, o maravilhoso DOM que o Senhor nos deu, é grande demais e nós o colocamos dentro de um cesto! O DOM que vai libertar não apenas uma pessoa, mas um POVO! E nós, de modo egoísta, nos mantemos presos em nossos medos e nossa timidez! Mas fomos chamados para LIBERTAR! Nos libertar de nós mesmos e de qualquer cesto que nos prenda... E depois sermos usados para LIBERTAR! É um clamor do coração de Deus pelas vidas que aguardam e gritam para nós: LIBERTE-SE para LIBERTAR!"

Mas algo que eu aprendi atualmente foi que antes de Moisés libertar o povo (a travessia do mar vermelho está no cap. 14), no capítulo 4 eu achei a maior semelhança que eu (e talvez, você) tenha com Moisés. Depois de Deus falar com ele e mandá-lo ir falar com os israelitas e fazer milagres diante deles casos eles não acreditassem, Moisés disse: - Ó Senhor, eu nunca tive facilidade para falar, nem antes nem agora, depois que começastes a falar comigo. Quando começo a falar, eu sempre me atrapalho.

Quantas vezes essa é a nossa oração, o nosso medo, a nossa timidez: "eu nunca tive facilidade para falar"! Mas a mesma resposta o Senhor nos dá: -Quem dá a boca ao ser humano? Quem faz com que seja surdo ou mudo? Quem lhe dá a vista ou faz com que fique cego? Sou eu, Deus, o Senhor. Agora vá, pois eu o ajudarei a falar e lhe direi o que deve dizer.

Mas Moisés insistiu e agiu da forma que nós temos agido e disse:- Não, Senhor, por favor, manda outra pessoa. Então o Senhor ficou IRRITADO com Moisés.

Na ilustração anterior, comparei Moisés com os nossos dons. E agora nós nos tornamos os próprios Moisés! Aqui está o motivo dos nossos dons estarem dentro de cestos! A nossa falta de ousadia e até mesmo a nossa indiferença quando Deus fala conosco. E o que nos resta é alguém que nos represente, que fale por nós. Talvez isso não te pareça tão mal, porque quem representou Moisés foi o seu irmão Arão e, por esse motivo, os dois estariam juntos. Mas nesse momento podemos olhar pra Moisés e dizer: Ele errou! Ele fracassou! Ele poderia ter feito muito mais! Deus disse que o ajudaria e ele ignorou! O poder estava com ele e se recusou a falar! Assim é você. Assim sou eu.

Mas graças a Deus que Moisés tinha Arão em sua vida. Um irmão e companheiro. Moisés tinha o poder e a direção de Deus, mas Arão falava por ele. Moisés não conseguia sem a companhia de Arão, porque era ele quem tinha a facilidade de falar. Mas Arão também não conseguiria nada sem Moisés. Eles se completavam. E, juntos, Moisés, Arão e Deus (como um cordão de 3 dobras que não se rompe, Ec 4:9-12) venceram o que veio pela frente. Quando nós tivermos a compreensão de que nós precisamos de Deus e de nossos irmãos, venceremos.

Como a outra situação que ocorreu no capítulo 17, a guerra contra os amalequitas. Eles já haviam passado entre as águas do mar vermelho. O povo já havia sido liberto! Ou poderíamos dizer aqui que, com Deus e nossos irmãos companheiros, os nossos DONS foram libertos e foram usados para libertar! Mas ainda assim as lutas vieram! E ali no capítulo 17, vemos que o povo israelita foi atacado pelos amalequitas e Moisés ordenou a Josué que escolhesse alguns homens para lutar.

E enquanto a guerra acontecia, Moisés estava no monte, junto a Arão e Hur, segurando o bastão de Deus. E enquanto os braços de Moisés ficavam levantados, os israelitas venciam. Porém, quando ele abaixava os braços, os amalequitas venciam! E quando os braços de Moisés ficaram cansados, Arão e Hur seguraram os braços dele até o pôr-do-sol. E assim Josué derrotou completamente os amalequitas! Então, Moisés construiu um altar e o chamou de: "O Senhor Deus é a minha bandeira".

E ainda que essas lutas apareçam, o segredo pra nossa vitória é estar na presença de Deus numa intensidade constante como o manter dos braços erguidos. E maravilhoso é saber que Deus tem colocado ao nosso lado pessoas que não deixam os nossos braços abaixarem até que venha a vitória!

Mais uma vez ali estava Moisés sendo ajudado por Arão. E isso mais uma vez trouxe a vitória. Por isso Deus tem colocado pessoas tão especiais em nossas vidas. Nossos companheiros, nossos irmãos. E unidos, em disponibilidade uns para com os outros, ajudando-nos sempre, simplesmente venceremos.

Há aqueles que como Josué, devem ir à frente da batalha. Ou outros como Arão e Hur que não deixaram os braços de Moisés serem abaixados. E a unidade trouxe a glória! E é exatamente isso que acontece em nossas vidas. As lutas podem vir e virão mesmo, mas nós (como grupo, como irmãos) faremos como Moisés, iremos ao monte, à presença de Deus e manteremos nossos braços erguidos até que venha a vitória. Não desanimaremos, não nos cansaremos... Mas ainda que isso aconteça com algum de nós, estaremos unidos e não deixaremos ninguém abaixar seus braços! "E o Senhor Deus será a nossa bandeira!"

Mantenha seus braços erguidos. Mantenha os braços de seus amigos erguidos. A quem te for possível, mantenha os braços erguidos."E o Senhor Deus será a nossa bandeira!"

A vocês, amigos, obrigada por manterem meus braços erguidos quando o cansaço me alcança.

Eu não venceria sem Deus. Eu não venceria sem vocês.

[nany]

Nenhum comentário: